segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Jogo de revisões de matemática

Hoje fizemos um jogo muito divertivo!



Fizemos equipas e tentámos descobrir as respostas para podermos avançar no jogo...



Gostámos muito das revisões!

Se nos portarmos bem durante esta semana, vamos ter este jogo para a nossa sala...

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

As Nossas Novas Regras de Comportamento


Hoje criámos novas regras de comportamento na sala de aula.





Dividimo-nos em grupos de trabalho e criámos cinco regras.





E o resultado final foi este...


O Nosso Novo Mapa do Comportamento

No início desta semana, as professoras estagiárias trouxeram um novo Mapa de Comportamento.

Este mapa tem três faixas coloridas:
verde
amarela
vermelha

Todos começamos sempre os dias na faixa verde e à medida que nos portamos mal vamos passando para a faixa amarela e de seguida para a vermelha.





Em conjunto, decidimos que quem termina o dia na faixa vermelha leva uma folha para casa com as regras escritas e tem de as copiar. E, ainda, mostrar aos pais o castigo...

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Diagramas de Carrol e de Venn

Hoje realizamos uma actividade sobre os nossos gostos em relação ao sabor dos gelados.


Começámos por registar num diagrama de Carrol.






Ainda registámos os nossos gostos num diagrama de Venn, mas aqui podiamos escolher os dois sabores (morango e chocolate).



A história: "O Leão Tolerante"

Ontem ouvimos a história: "O Leão Tolerante" e percebemos que a moral é: "Devemos ser todos amigos."




A história fez-nos pensar no nosso comportamento, temos de começar a ser mais amigos uns dos outros.


De seguida, fizemos fantoches com pauzinho e cartolina.


E hoje representamos.
Gostámos muito desta actividade e queremos repetir.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Projecto Info-inclusão



Ontem, tivemos a visita da Professora Lúcia e do Professor Luís Marta, dinamizadores do projecto Info-inclusão. Eles vieram até à nossa escola para fazer a apresentação e o levantamento de necessidades dos alunos nas competências TIC. Demonstraram toda a disposição e interesse em ajudar-nos.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Visita da Doutora Sílvia e da Enfermeira Adelaide

Para dar continuidade ao nosso projecto: "O que é a Gripe A?", tivemos a colaboração da Doutora Sílvia e da Enfermeira Adelaide que nos responderam a algumas das nossas questões:


O que queremos saber?


A Gripe A existe? - Vítor Hugo 2º ano


De que é feita a vacina da Gripe A? - Francisco 2º ano


Porque a Gripe A afecta as pessoas? - Rafael 1º ano



De onde vem o vírus da Gripe A? - João 2º ano



Qual foi a primeira pessoa que teve Gripe A? -Ana Margarida, Carolina Aguiar



Onde vem a Gripe A? - Rafael 2º ano



A Gripe A também está na comida? - Filipa



Onde surgiu a Gripe A?



Porque é que o vírus da Gripe A existe?



Há cura para a Gripe A?



Como é que a Gripe A mata? - Francisco 2º ano



Porque é que os vírus também vão para a mão? - Lara Santos 1º ano



Os animais também apanham Gripe A? - Filipa 1º ano



Porque inventaram a Gripe A? -Francisco Mourão 1º ano





O que descobrimos com a ajuda da Doutora e da Enfermeira?


Sim, a Gripe A existe.


As vacinas são feitas com os vírus mortos ou que já não consigam fazer mal.

Os polícias vão matar os vírus. Os polícias são os glóbulos brancos - João 2º ano

O nosso corpo cria glóbulos brancos que o vão defender dos vírus se formos realmente atacados.

A Gripe A surgiu nos porcos e sofreu uma alteração.


Ninguém sabe quem foi a primeira pessoa a ter Gripe A.

A primeira pessoa deve ter sido um cientista porque foram eles que inventaram a Gripe A - Filipa 1º ano

A Gripe A não foi inventada. Foram os cientistas que a descobriram num laboratório com microscópios.- Francisco 1º ano


A Gripe A também pode estar na comida se lhe tocarmos com as mãos sujas.

A vacina não cura, previne, ou seja, evita que tenham.

Só se cura se formos ao médico - Francisco 1º ano

Uma vez que se tenha Gripe A, nunca mais se apanha.



A Gripe A só mata se as pessoas já estiverem doentes. Se forem saudáveis o corpo mata os vírus todos.

Se tivermos várias doenças os "polícias" não chegam para as matar.

Ficámos com tantos vírus que morremos - Francisco 1º ano

Os vírus vão para as mãos se tocarmos numa coisa infectada, por isso devemos abrir a porta com o cotovelo, lavar as mãos muitas vezes por dia e espirrar para o braço.


Sim, os animais também apanham a Gripe A.

As pessoas andam com as máscaras para se protegerem a si próprias porque são muito fraquinhas e para não afectar os outros.

Quem tem medo põe a máscara - Vítor Hugo



Aprendemos muitas coisas e agradecemos à Doutora Sílvia e à Enfermeira Adelaide



O Magusto da nossa Escola













Na tarde de 4ª Feira, dia 11 de Novembro, festejou-se nesta nossa bonita Escola do Corgo o dia de S. Martinho. Tal como manda a tradição para este dia, a escola enfeitou-se a rigor e, com a colaboração de pais, auxiliares, professoras, educadoras e alunos, o átrio era uma mostra colorida do que esta festa tem do melhor para oferecer. Muitos foram, também, os convidados não só da comunidade escolar, como da social e familiar; E nada faltou para animar este convívio salutar e alegre: música, dança, o calor da fogueira, as tradicionais castanhas assadas, o caldo verde e as febras grelhadas na brasa (entre muitas outras iguarias).
Uma surpresa agradável foi, ainda, a presença de uma equipa de reportagem da TVI on-line a entrevistar os alunos.
Esta festa, permanecerá, com certeza, na lembrança dos que nela estiveram presentes como um momento a recordar pelo agrado que a todos proporcionou.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mobiles de castanhas

Ontem fizemos um mobile de castanha.
Apanhámos folhas no recreio e colámos numa castanha feita de cartão, que tem umas caricas penduradas para fazer barulho com o vento.



Hoje terminámos o mobile colando desenhos ou adivinhas relacionados com o magusto!

Projecto: "O que é o S. Martinho?"

Esta semana desenvolvemos o projecto de S. Martinho.




Começamos por registar as nossas ideias iniciais:


O que já sabemos?


"O S. Martinho comemora-se com castanhas, porque quando o S. Martinho ajudou o mendigo eles comeram castanhas juntos debaixo do castanheiro" João - 2º Ano


"S. Martinho ia para o trabalho e depois encontrou um mendigo cheio de frio e pediu esmola. Só tinha a capa e cortou-a. Jesus ficou contente e ficou sol." Ana Margarida - 2º Ano


"O nome do cavaleiro era: Martinho." Rafael


"Se estivesse a chover apagava a fogueira." Vítor Hugo - 2º Ano


"O S. Martinho é o dia que se chama S. Martinho de Verão porque há sol." Francisco - 1º Ano


"Há sol porque o Martinho cortou a capa."



De seguida, colocámos algumas questões sobre o S. martinho:


O que queremos saber?


"Porque é que o S. Martinho se comemora com castanhas?" Vítor Hugo - 2º Ano


"Porque é que o Verão de S. Martinho são três dias?" Todos


"Festeja-se o S. Martinho nos três dias?" Joana - 1º Ano


"Porque é que existe o S. martinho?" Vítor Hugo - 2º Ano


"Em que altura aconteceu a lenda? E Onde?" Todos


"Onde se encontrou com o mendigo?" Ana Margarida - 2º Ano



E, pensámos, ainda, onde poderíamos encontrar as respostas que procurávamos:


Onde vamos investigar?


"Nos livros" Francisco - 1º Ano


"Na Internet" Beatriz - 1º Ano


"Nas revistas" Marta - 1º Ano


"No jornal" Jéssica - 1º Ano


"Televisão" Joana -1º Ano


"Perguntar às pessoas" Vítor Hugo - 2º Ano


"No cinema" Lara - 1º Ano


"Dicionários" Bebiana - 1º Ano


"Perguntar às pessoas idosas" Ana Margarida - 2º Ano

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Escola Fixa de Trânsito - Andámos de quadricículo

Hoje fomos à Escola Fixa de Trânsito:

Fomos recebidos pelo senhor Nuno e pelo senhor David.

Dissemos as nossas ideias iniciais:



E, de seguida, andámos de quadricículo.


As nossas professoras também andaram...





Alguns de nós andávam pelos passeios a cumprir as regras para os peões.




No final da manhã, regressámos à nossa escola muito contentes com a visita de estudo.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Escola Fixa de Trânsito - As nossas ideias iniciais

Hoje fomos à Escola Fixa de Trânsito, aprendemos muitas coisas novas e modificámos ideias.

Já tinhamos algumas ideias sobre o significado dos sinais de trânsito:


Proibido ultrapassar

"Os carros não podem passar os dois muito juntos." João - 2º Ano

"É proibido ultrapassar." Ana Margarida - 2º Ano



Linha contínua

"As linhas todas brancas não se pode ultrapassar." Vitor Hugo - 2º Ano



Passagem para peões


"Informar que há uma passadeira." Francisco - 2º Ano

"Ele tem de parar para a outra pessoa passar." Carlota - 2º Ano

"Temos de olhar mais para o lado esquerdo, porque é onde vem mais carros." Francisco - 1º Ano

"Temos de ir pela passadeira." Francisco - 1º Ano

"Não se pode correr na passadeira." Joana - 1º Ano

Cruzamento ou Entroncamento

"Perigo, estrada que vai em frente e para os dois lados." João - 2º Ano


"Vai haver uma rotunda por perto." Rafael - 1º Ano


Cedência de passagem

"Está ao contrário." Ana Margarida - 2º Ano

"Se vem um dali temos de parar para o deixar passar." Rafael - 1º Ano

Proibido virar à esquerda

"Proibido vir daqui e ir para ali." Francisco

Proibido parar e estacionar

"Proibido estacionar." Rafael - 1º Ano

Sinalização luminosa para peões

"Está vermelho e depois vai ficar verde para passarmos." Carolina Aguiar - 2º Ano

Quadro de pregas - Língua Portuguesa

Para escrever utilizámos um novo material.
Em vez de lápis e papel, utilizámos o quadro de pregas e letras em tiras de papel.




Cuisenaire - Matemática

Desta vez, foi o grupo do 2º ano que trabalhou com o cuisenaire.






Depois de explorar o material, fizemos algumas construções.







E copiámos para uma folha quadriculada.