quarta-feira, 24 de março de 2010

Boa Páscoa!






Mais uma vez, as nossas mães esmeraram-se em colaborar connosco na produção de trabalhos acerca da Páscoa.

Utilizaram diversos materiais e técnicas e o resultado foi fenomenal!

A Primavera


Para festejarmos a chegada da Primavera, fizemos bonitos trabalhos para colorir a nossa sala de aula.

Dia Internacional da Biodiversidade
















A nossa turma participou nas comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, uma organização da Câmara Municipal de Vila Real em colaboração com o Agrupamento de Escolas Diogo Cão e o Lar de Idosos de Mateus.
Nesse dia, fomos convidados a deslocarmo-nos ao Parque do Corgo e ajudarmos a plantar seis pinheiros mansos, conjuntamente com alguns idosos do Lar de Idosos de Mateus.
Esta actividade contou, também, com a participação da Sr.ª Vereadora da Educação e sua assesssora e o Sr. Engenheiro Miguel.
Ficámos muito agradecidos pelo convite e oportunidade de podermos contribuir para a preservação da Natureza.

O Dia da Árvore na escola


Hoje dia 22 de Março comemoramos o Dia da Árvore na nossa escola.
De tarde saímos da nossa escola e fomos até ao Parque das Merendas, onde já estavam alguns idosos.
Brincámos um bocadinho e a seguir fomos até ao buraco onde colocámos terra, adubo, estrume e por fim a árvore (pinheiro).
Ao todo plntámos seis árvores, que foram bem regadinhas: a árvore dos alunos, dos idosos, das professorasa e das auxiliares.
Eu gostei desta actividade porque falámos para a rádio e para o jornal, diverti-me e ajudei a colocar uma árvore na terra.
"Uma árvore é um amigo que devemos bem tratar..."
(Texto produzido por: Ana Margarida-2ºano)

segunda-feira, 22 de março de 2010

Vamos exercitar o cálculo- mental

Clica aqui http://misprogramaseducativos.blogspot.com/search/label/calculo%20mental

Seminário: "Comportamentos biológicos"





Hoje, de manhã, tivemos a visita do pai do nosso colega João do 2º ano: o Sr. Engenheiro Florestal Luís Lopes.
Ele veio até à nossa sala para nos mostrar um PowerPoint e falar sobre o que é, ou não, biológico.
Aprendemos muitas coisas, como: a importância de preservarmos o ambiente, pois a Natureza não dispõe de recursos ilimitados; a diferença entre alimentos naturais ou biológicos(sem adição de produtos químicos) e os produtos não biológicos (como os transgénicos); o que é a agricultura biológica; etc.
Nós explicámos ao Sr. Eng. Luís que na nossa escola já procedemos a algumas medidas para cuidar do ambiente. Por exemplo: temos três ecopontos para fazermos a reciclagem de materias; temos uma contentor de compostagem no exterior da escola; colocámos etiquetas junto das torneiras de água a lembrar para fechá-las bem e iremos colocar uma garrafa de 1,5l no sistema de autoclismo das casas de banho da escola para poupar água nas descargas.
Apreciámos muito a vinda do pai do João pelas aprendizagens que nos proporcionou e agradecemos-lhe a sua visita.


sexta-feira, 19 de março de 2010

Visita à capela de S. Lázaro












Hoje, à tarde, fomos visitar a capela de S. Lázaro.
Fomos recebidos pela D. Maria José, zeladora da capela, que nos abriu as portas e nos contou um pouco da história da capela e de S. Lázaro.
A capela estava muito bonita, toda enfeitada com lindos ramos de flores, pois, este Domingo, festeja-se, aqui no Bairro do Ferreiros, a festa de S. Lázaro.
Segundo uma inscrição na pedra de uma escadaria dentro da capela, esta foi erigida em 1520. Durante 300 anos teve como padroeira St.ª Margarida; daí, a ponte romana de pedra que existe perto da capela, ter o nome de Ponte de St.ª Margarida.
Após esse período, e de acordo com o que nos relatou a D. Maria José, os mordomos responsáveis pela capela e pela festa nessa altura, decidiram eleger o S. Lázaro como santo padroeiro. Assim permanece desde então.
O S. Lázaro é conhecido como o santo protector das bexigas, dos animais e da lepra.
Reza a fé que, no dia da festa, as pessoas vão até à capela e passem a fita do manto de S. Lázaro na cara para não apanharem a doença das bexigas.
Outra tradição consiste em raparigas solteiras que procurem marido vestirem a figura do S. Lázaro.
Esta festa tradicional do Bairro dos Ferreiros, além da parte religiosa, conta com muita e animada participação popular.
As "Bexigas" - pequenos doces de formato redondo, parecidos com as cavacas, com sabor a limão - são um dos doces mais procurados e típicos desta ocasião.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Aula assistida do PNEP



















Ontem, a Professora Luísa Pipa veio à nossa sala de aula para assistir a uma aula, no âmbito de uma acção de formação em Língua Portuguesa em que as nossas Professoras estão a participar.
Nesta aula, foi-nos explicado o que eram textos instrucionais. Aprendemos que são textos que nos dão instruções, ou seja, indicações de como fazer algo. Neste caso, aprendemos a "ler" uma receita culinária: o título, os ingredientes e as instruções.
Uma vez que estamos quase na Páscoa, e depois de ouvirmos e falarmos acerca de algumas tradições relacionadas com essas festividade, foi-nos sugerido aprendermos duas receitas de dois pratos típicos da Páscoa: o Pão-de-Ló e o Cabrito assado no forno.
Primeiro fizemos a leitura de cada uma das receitas; identificámos as três partes do texto (título, ingredientes e instruções) e, depois, jogámos ao jogo: "O cozinheiro distraído".
Neste jogo tinhamos que, primeiro, seleccionar do palcard as imagens (desordenadas) dos ingredientes pertencentes a cada receita e colá-los no quadro, no respectivo lugar.
De seguida, líamos as frases acerca das instruções que estavam colocadas, também, de forma desordenada no placard, identificávamos a qual da receita pertenciam e colávamo-las no quadro.
Ficámos, assim, com as duas receitas, escritas de forma ordenada, no quadro.
Por fim, "deitámos a mão à massa" e participámos todos na confecção de um Pão-de-Ló e do Cabrito assado no forno.
Na hora do recreio, o nosso bolo já estava cozido. Provámos todos um bocadinho e achámos que estava muito bom. Queríamos mais!
O Cabrito, depois de temperado, ficou guardado no frigorífico para assar no dia seguinte.
Hoje, logo de manhã cedo, a Catarina colocou-o no forno e ficámos à espera de o comer.
No fim da hora do recreio já estava assado. Provámos todos um pedacinho e gostámos muito. Houve colegas que repetiram mais de uma vez e queríamos ainda mais!