segunda-feira, 31 de outubro de 2011

E .... chegou a hora do lanche!!!

Chegada a hora do lanche, mais uma surpresa apareceu! As Estagiárias trouxeram doce de abóbora e tostas para festejar este dia como manda a tradição!
















Durante a tarde e para que este dia ficasse marcado fizemos massa de modelar caseira para dar forma a alguns objetos que estivessem relacionados com o Halloween. Assim, moldámos abóboras, aranhas, fantasmas, chapéus de bruxa, entre outros. Adorámos a atividade e as produções realizadas foram, mais uma vez, ASSUSTADORAS!




Plantas Aromáticas

Hoje recebemos a visita da srª. arquiteta paisagista Marina Costa que nos veio orientar na requalificação do espaço destinado ao desenvolvimento do nosso projeto Eco-Escolas, este ano direcionado para a criação de um jardim de plantas aromáticas.




Depois de observar o espaço de que dispomos, apresentou-nos as suas sugestões.
Neste dia de Halloween as surpresas foram muitas! Logo pela manhã as Estagiárias chegaram à sala mascaradas de bruxas e de fantasma e um pouco horripilantes!!! Depois disso, segui-se a tradição "Doçura ou Travessura?!".















As Estagiárias mostraram ainda um powerpoint alusivo ao Halloween que falava de algumas histórias e tradições.


Depois disto segui-se uma atividade chamada "Conto Redondo", ou seja, construir uma história, neste caso sobre o Halloween, cujo objetivo é que cada criança dê o seu contributo para a contrução da mesma, tendo 3 minutos para completar a frase do colega anterior. As crianças ficaram entusismadas e a história ficou, como podem imaginar, FANTASMAGÓRICAAA!!!

O Halloween chegou à nossa sala!

Com a chegada do Halloween a mãe do Raúl ajudou-nos na decoração da nossa sala. Trouxe alguns materiais como abóboras, morcegos, fantasmas, aranhas, entre outros, para juntos enfeitarmos a nossa maqueta do Seminário de maneira a que ficásse o mais tenebrosa possível!!! Pintámos ainda um lençol com imagens alusivas a esta data.







No final o resultado foi este:

Atenção

O nosso colega Raúl elaborou este cartaz de sensibilização para os perigos do consumo de tabaco e outras drogas.

domingo, 30 de outubro de 2011

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Quilograma (Kg)

Hoje no período da tarde estivemos a descobrir as unidades de massa.
Para melhor compreendermos este tema todos os meninos foram pesados, e depois de construirmos uma tabela com os nossos pesos, fizémos um pictograma para ilustrar a pesagem.






Os séculos

Hoje começámos o dia a falar dos séculos, assim relembrámos, também, a numeração romana. Aprendemos que o tempo se divide em: Antes de Cristo (AC) e Depois de Cristo (DC). Para melhor percebermos este tema a estagiária Cátia ensinou-nos a fazer um friso cronológico.















Falámos ainda, sobre as unidades de tempo: ano, mês, semana, dia, hora, minutos e segundos.


Projeto "Pára, olha e escolhe uma alimentação saudável"

Os nossos trabalhos já se encontram em exposição no Shopping de Vila Real.
Que bonitos ficaram!



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sistema Circulatório

Hoje de tarde falámos do sistema circulatório. Para aprendermos mais sobre esse assunto convidámos o pai do F. S., o Sr.Professor Doutor Filipe, para nos explicar como funciona o nosso coração.


Depois, para podermos comprovar o que aprendemos, a estagiária Cátia, trouxe corações de porco, para analisármos. Depois de calçármos as luvas e nos protejermos com sacos pretos, pusemos mãos à obra e explorámos os corações.




No final elaborámos um relatório onde registámos as nossas descobertas.
Assim, descobrimos que:
 - o coração é um músculo;
 - o sangue viaja por todo o nosso corpo carregado de oxigénio e nutrientes, através das artérias;
 - o sangue regressa ao coração carregado de dióxido de carbono e impurezas através das veias;
 - nos pulmões liberta o dióxido de carbono e recebe oxigénio voltando de novo ao coração;
 - este processo recomeça de novo.

A título de curiosidade ficámos a saber que no nosso corpo existem 5 litros de sangue e que o nosso coração se divide em 4 partes: aurícula direita, aurícula esquerda, ventrículo direito, ventrículo esquerdo e que quando ouvimos o bater do nosso coração é o som das válvulas a fecharem-se quando empurram sangue das aurículas para os ventrículos.

Ficha de avaliação

Hoje de manhã fizémos as fichas de avaliação de Língua Portuguesa.










Apesar de estarmos um bocadinho nervosos, acabou por correr bem, e conseguimos fazer toda a ficha.




No final da manhã decorámos, com carimbos feitos de legumes, as capas para guardar as nossas fichas de avaliação.




Eco-Pais da Escola do Corgo

No dia 23 de outubro foi a vez dos encarregados de educação se unirem para que o projeto Eco-Escolas continue. Desta forma lançaram mãos à obra e realizaram a limpeza do espaço destinado ao desenvolvimento do projeto.



Novo desafio: - Jogo do 24



Bom cálculo mental!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Hoje, também fizémos revisões para a ficha de avaliação de Língua Portuguesa que vamos realizar amanhã, dia 25. Fizémos exercícios sobre a divisão silábica, a acentuação de palavras, o género das palavras e o plural de frases, entre outros.

















A Professora Dulcídia e as Estagiárias Cátia, Sara e Patrícia desejam BOA SORTE a todos os meninos.

Experiências com a luz

Hoje de manhã fizémos experiências com a luz. Para isso a turma foi dividida em cinco grupos de cinco elementos, cada grupo realizou uma experiência e registou os resultados.

















No final, cada grupo apresentou os resultados da sua experiência à turma.





quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Continuação do projeto: "O passado de uma instituição: O Seminário"

Demos continuidade ao nosso projeto sobre o Seminário. Elaborámos uma maqueta do edifício onde estamos a ter aulas. Para isso foram necessários vários materiais, nomeadamente pacotes de leite que as crianças foram trazendo durante a semana.







Passada uma tarde o produto final foi este: