terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cálculo Mental

Cálculo mental em apenas 2 minutos

Como temos vindo a fazer, e hoje não foi exceção, tivemos o tempo do cálculo mental em apenas 2 minutos. No geral, a turma está a progredir nos resultados dos cálculos corretos, mas a grande vencedora foi a nossa Sara Lúcia, que acertou os vinte cálculos completos.

Revisões para a ficha de avaliação de Matemática

Como se está a aproximar a data de mais uma ficha de avaliação, a Estagiária Patrícia resolveu dar-nos fichas de trabalho para revermos os conteúdos de Matemática já abordados, e que sairão na ficha de avaliação.


A Estagiária Patrícia levou ainda uma imagem do círculo e da circunferência para nos ajudar a perceber melhor este conteúdo.

Capa das fichas de avaliação

De manhã ainda tivemos tempo para dar início à decoração das nossas capas das fichas de avaliação, que ficaram prontas apenas de tarde. Estivemos muito envolvidos nesta tarefa como podem ver nas fotos seguintes:



E o resultado final foi este:



Ficha de avaliação de Estudo do Meio

Hoje pela manhã iniciamos as nossas aulas com a ficha de avaliação de Estudo do Meio, para o 3º ano e para o 4º ano. Para os meninos que estudaram esta não tinha grande dificuldade. No início alguns colegas até nos confessaram que estavam nervosos, mas à medida que foram fazendo a ficha este nervosismo passou.



Esperemos agora é que hajam bons resultados... Boa sorte a todos =)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Food Wheel

Hello! As our project is about food (PASSE), the English teacher, teacher Dulcídia and us agreed that it would be interesting to do something related to it in our English classes. Therefore, we decided to make a FOOD WHEEL!!! Teacher Sandra asked us to bring some pictures of food to the class and then we built a food wheel with those pictures. Isn't it nice?

(Olá! Como o nosso projeto é sobre comida (PASSE), a professora de Inglês, a professora Dulcídia e nós concordámos que seria interessante fazer alguma coisa relacionada com isso nas nossas aulas de Inglês. Por isso, nós decidimos fazer uma RODA DOS ALIMENTOS!!! A professora Sandra pediu-nos para trazermos algumas imagens de comida para a aula e depois contruímos uma roda dos alimentos com essas imagens. Não está bonita?)

Revisões para a ficha de avaliação de Estudo do Meio

Como amanhã de manhã vamos fazer a ficha de avaliação de Estudo do Meio, de tarde a Estagiária Patrícia deu revisões dos conteúdos já abordados, quer para o 3º ano, quer para o 4º ano. A Estagiária distribuiu ainda post-it para escrevermos as dúvidas que ainda tinhamos, para que estes fosses abordados novamente.
Como na ficha de avaliação do 3º ano saem todas as funções vitais humanas, a Estagiária Patrícia ainda levou para a sala um poster onde constam todas as funções vitais que abordamos nas aulas (função digestiva, função respiratória, função circulatória, função excretora e função reprodutora),com os seus respetivos órgãos. 


Atenção: Estudem muito e boa sorte para amanhã, para a ficha de avaliação de Estudo do Meio.

As Dinastias

3ª Dinastia - Filipina

Como já falamos da 1ª Dinastia: Afonsina, e na 2ª Dinastia: De Avis, chegou a altura de falarmos na dinastia seguinte, a 3ª Dinastia: Filipina.
Com a ajuda de um powerpoint que a Estagiária Patrícia fez e levou para a sala, percebemos em que consistia esta dinastia, que está representada por apenas 3 reis: D. Filipe I, D. FilipeII e D. Filipe III.


Cálculo Mental

Cálculo mental em apenas 2 minutos

Hoje de manhã ainda fizemos um exercício de cálculo mental, então durante 2 minutos, tempo este cronometrado a rigor, permitiu que preenchessemos uma pequena folha com vinte cálculos. O vencedor deste jogo foi novamente o R. M., que acertou os vinte cálculos.





O Recado

Logo pela manhã, e depois de todas as tarefas estarem distribuidas e realizadas, com a ajuda da Estagiária Patrícia aprendemos mais sobre o que é um recado. Apesar de já sabermos o que é, ficámos a saber que, assim como a carta (que aprendemos na semana passada), este também tem regras a cumprir. Neste têm de constar: para quem é o recado, o recado, quem escreve o recado e no final a data, como podemos ver no cartaz que a Estagiária Patrícia levou para a nossa sala de aula.



Após colarmos o exemplo no caderno escrevemos a definição de recado. Para representar ainda mais a ideia de recado, a Estagiária Patrícia levou post-it para todos os meninos escreverem os seus próprios recados.



Hastear da bandeira Eco-Escolas



A nossa escola no facebook da Rádio Universidade

http://www.facebook.com/Universidade.FM

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A carta

As nossas cartas para os nossos amigos da turma O7 já estão prontas!
Todos nós nos esforçamos muito, fizemos a letra muito bonita e os envelopes estavam espetaculares.
Parabéns a todos pelo esforço.


O dificil agora é escolher a carta que irá para a turma O7 :)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Hastear a Bandeira

Hoje tivemos uma tarde cheia de emoções! Realizámos a cerimónia do Hastear a Bandeira (Galardão Eco-Escolas - "Bandeira-Verde 2011) que simboliza o reconhecimento do empenho da comunidade educativa em prol de uma melhor e mais ampla educação para o ambiente e para a sustentabilidade.
Tratou-se de um ato protocolar de demonstração da importância do trabalho conjunto de toda a comunidade escolar.
Assim, ao som do nosso hino do Eco-Escolas, fizemos subir o nosso Galardão com a ajuda dos nossos delegados Eco-Escolas.
Para esta cerimónia contámos com a presença dos Representantes da Câmara Municipal, na pessoa da Professora Teresa Saavedra, do Engenheiro Miguel da EMAR, do Engenheiro Henrique (Parque Natural do Alvão), da SrªPresidente da Junta de Freguesia, das Srªs Coordenadoras de Departamento e  dos Representantes dos Pais.
No final, foi servido um pequeno lanche no refeitório da nossa escola.




Oferta do Compostor!

Hoje fomos presenteados pela Junta de Freguesia que nos ofereceu um compostor! A mãe do F.M foi quem nos deu a boa notícia!
Assim, pusemos mãos à obra e fomos montá-lo para que ele pudesse estar à nossa disposição o mais rápido possível!
No final ele foi colocado no jardim da nossa escola, junto ao espaço definido para a nossa horta.
















Depois de montado e colocado no local indicado, a mãe do F.M e a Estagiária Sara quiseram testá-lo! Podemos dizer que está prontinho a ser usado!
Agradecemos desde já à Junta de Freguesia.

Loto da matemática

       Para não nos esquecermos do que aprendemos anteriormente, a estagiária Cátia levou o loto da matemática para a aula, assim, ao mesmo tempo que nos divertiamos, recordámos os temas anteriores.





Mapa do mundo

       Terminámos o nosso mapa. Ficou muito bonito e já pudemos assinalar as rotas marítimas feitas por Pedro Álvares Cabral (descoberta do Brasil) e Vasco da Gama (caminho marítmo para a Índia).






Foi este o resultado final:


O algoritmo da subtração

       Hoje começámos o dia com matemática. Desta vez redescobrimos o algoritmo da subtração, com a ajuda da estagiária Cátia, que levou uns cartazes, para melhor nos explicar este tema. Assim, ficamos a saber que existem dois tipos de subtração, a subtração por decomposição e a subtração por compensação. Cada algoritmo tem os seguintes constituintes: aditivo, subtrativo e resto ou excesso ou diferença.



Depois fizemos fichas de trabalho sobre este tema.



       Em seguida, decobrimos novas estratégias de cálculo mental para a subtração. Fizemos um jogo, para ver quem acertava mais cálculos em apenas um minuto. O vencedor foi R.M. que acertou 15 cálculos em 20, parabéns :)



O algoritmo da adição

        A estagiária Cátia ajudou-nos a relembrar o algoritmo da adição. Para isso levou uns cartazes para a sala, e explicou-nos como se realiza este algoritmo. Agora todos sabemos que existe o algoritmo sem transporte e o algoritmo com transporte, cada algoritmo é composto pelas parcelas e pela soma ou total.


       Descobrímos, também algumas estratégias de cálculo mental, que vão ser muito úteis no nosso dia a dia.


Para terminar, resolvémos uma ficha de trabalho sobre este tema.




A capacidade

       Depois estivemos a falar da capacidade, analisámos alguns recipientes, que a estagiária Cátia trouxe para a sala,  e descobrímos qual deles tinha uma maior capacidade. Comparámos as nossas ideias com a capacidade real dos recipientes, alguns de nós conseguimos perceber qual era o recipiente com maior capacidade.


A década

       Hoje, depois de termos relembrado o que aprendemos ontém, estivémos a falar sobre a década. A estagiária Cátia ajudou-nos a descobrir mais sobre este assunto e no fim fizémos um ficha para recordamos o que aprendemos.


A década
Chama-se década a um período de dez anos.

Exemplo: A Maria nasceu na década de 90, em 1994.

A década de 90 começou em 1991 e acabou em 2000.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mapa do mundo

        Para terminar o dia, a estagiária Cátia, levou para a aula um grande mapa do mundo para pintarmos. Em duplas, fomos pintando, de azul, os oceanos e mares.





Ainda não está terminado, mas estamos ansiosos para ver o resultado final.