quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Eco - Escolas: Reunião





O Conselho Eco- Escolas reuniu e contou com a presença de elementos da autarquia (Prof. Teresa Saavedra), da EMAR (Engª Cláudia), do Parque Natural do Alvão (Engº. Henrique), representantes dos alunos dos dois níveis de ensino, dos pais das quatro salas, dos funcionários e de todos os professores.
Da agenda de trabalhos constou:

  • Apresentação do Programa Eco-Escolas
  • Análise, discussão e aprovação do Conselho Eco-Escolas
  • Auditoria ambiental
  • Outros assuntos

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A minha professora...


A minha professora é alta, um pouco forte, tem cabelos loiros, olhos grandes e castanhos.
Anda sempre muito bem vestida e muito elegante.
Gosta de usar decotes como a minha mãe.
Ela espera por nós todos os dias, à mesma hora, na sala de aula muito bem disposta e divertida o que nos anima para mais um dia de trabalho.
É uma pessoa muito educada e respeitadora tanto para alunos, pais, colegas como funcionários.
Preocupa-se com o bem estar dos alunos.
Gosto  muito da minha professora porque se preocupa comigo, dá-me carinhos e raspanetes para me ajudar a crescer.
Uma coisa que eu gostava era ver a professora com roupa colorida.
R. E. (3º ano)

As histórias aos nossos olhos








Histórias contadas...




Hoje fomos ao auditório do Instituto Português da Juventude ouvir duas histórias contadas pelo contador de histórias António Fontinha, depois de uma breve conversa com o narrador e da nossa pesquisa descobrimos que:

  • nasceu em Lisboa em 1996
  • viveu em angola até 1975
  • concluíu o 1 º ano do curso de teatro da Escola de Teatro e Cinema de Lisboa em 1986
  • trabalhou como ator
  • inicia o trabalho de contador de histórias no Centro Educativo da Bela Vista ao serviço do Chapitô, em 1992
  • a base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa


sábado, 21 de janeiro de 2012

Projeto: "Os morcegos"



Na sequência da visita à sede do Parque Natural do Alvão que vamos realizar no próximo dia 26 de janeiro de 2012 : "Os morcegos e os seus segredos", surgiu a curiosidade de saber mais sobre os morcegos, para isso, recuperámos e reformulámos um projeto por nós já desenvolvido no anterior e aprofundámos os nossos conhecimentos...
O resultado da nossa pesquisa foi:

          Caraterísticas  gerais
  • É o único mamífero capaz de voar;
  • Representam um quarto dos mamíferos do mundo (cerca de 1116 espécies);
  • Têm várias formas e tamanhos, de 5cm a 2m;
  • O morcego adapta-se a quase qualquer ambiente (menos nos pólos);

    Alimentação
  • Os morcegos têm a dieta mais variada entre os mamíferos.
  • Os morcegos têm a dieta mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutos, sementes, folhas, néctar, pólen, pequenos vertebrados, peixes e sangue. Só os morcegos vampiros se alimentam apenas de sangue.

    Onde vivem?
  • Grutas, minas e outros subterrâneos;
  • Pequenas cavidades nos troncos das árvores, como ninhos de pica-pau abandonados;
  • Casas e igrejas;
  • Fendas estreitas em muros, pontes ou rochedos;
  • Não ocupam em geral o mesmo abrigo ao longo de todo o ano, chegando por isso a fazer migrações de centenas de quilómetros.

    Reprodução
  • Na Primavera dão à luz uma única cria, que cresce rapidamente;
  • Durante o período de criação, procuram locais quentes ou mantêm-se agrupados para se aquecerem;
  • Formam colónias durante o período de criação, quando as fêmeas se juntam para o nascimento das crias. O tamanho das colónias varia desde poucos indivíduos a vários milhares.

          Ecolocalização
  • Os morcegos vêem perfeitamente, mas usam também a ecolocalização, que é um sistema para navegar e localizar as suas presas no escuro;
  • Emitem sons de alta frequência e analisam os ecos refletidos pelos obstáculos em seu redor, e é tão sensível que conseguem detetar e capturar pequenos insetos em voo.


O corpo do morcego
  • O polegar e às vezes o segundo dedo dos membros anteriores têm garras, bem como os cinco dedos dos membros posteriores. As garras traseiras permitem aos morcegos agarrarem-se aos galhos ou saliências. Os morcegos também podem-se mover no chão, mas são bastante desajeitados.
         
          Predadores
  • Os morcegos são difíceis de caçar, mas têm predadores, como por exemplo os falcões, cobras e corujas.


    Proteção
  • Os morcegos estão legalmente protegidos em quase toda a região abrangida pelo EUROBATS (Acordo sobre a Conservação das populações de Morcegos Europeus). Na União Europeia todas as espécies estão protegidas pela Directiva Habitats (92/43/CEE).

Para saber mais: http://www.wix.com/anodomorcego/icnb

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Compostagem

Continuamos com os nossos comportamentos ambientalistas.

Materiais que podemos colocar no compostor:

  • Restos de comida: legumes, fruta, cascas de ovos, pão, massa, sacos de chá e café,...
  • Aparas de jardim: folhas, relva, caules, flores, ramos, palha, feno, aparas de madeira,...
  • Outros: papel, cartão, palha, madeira tratada, cinzas,..

Devemos evitar:

  • Gorduras, lacticíneos, carne, peixe e mariscos.

Não colocar:

  • Pilhas, vidro, metal, plástico, medicamentos, produtos químicos, plantas doentes,...





quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Seminário: "Acordo Ortográfico - Convite à Reflexão"

Hoje, decorreu na nossa escola o Seminário: "Acordo Ortográfico - Convite à Reflexão" realizado pela professora Carla Mourão, mãe do nosso colega F.M. do 3ºano.
O evento contou com a presença de pais, encarregados de educação, funcionários, professores e outros elementos da comunidade  educativa.
No final todos ficaram mais esclarecidos.
Para os mais curiosos:













sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

As nossas sementeiras


Para semear as batatas foi preciso cavar a terra com um sacho para ela ficar mole e permitir a entrada de água mais facilmente.
Depois, abrimos uns regos, colocámos as batatas a uma distância aproximada de 40 cm umas das outras e como já tinham vários grelos partimo-las em duas ou três partes com a ajuda de uma faca.
Tapámos o rego com terra e agora vamos estar atentos.....












As nossas sementeiras









Estamos atentos:
  • Observamos
  • Medimos
  • Registamos