quarta-feira, 30 de março de 2011

PowerPoint Sophia

Trouxemos o Magalhães e fizemos uma apresentação PowerPoint para comunicar o projecto sobre Sophia, aprendemos mais para além do que já sabíamos.

terça-feira, 29 de março de 2011

A Menina do Mar

Hoje fomos ao teatro! Temos em mãos um projeto sobre Sophia de Mello Breyner Andresen e surgiu a oportunidade de assistir ao espectáculo "A Menina do Mar", baseado na obra com o mesmo nome, escrita por Sophia.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Pesquisa sobre Sophia de Mello Breyner Andresen

Depois de lermos um texto do livro "A Floresta", de Sophia de Mello B. Andresen, surgiu um projecto sobre esta autora.
Aproveitámos o fim-de-semana para perguntar aos nossos pais e familiares, pesquisámos em livros, na internet e recolhemos muita informação.

quarta-feira, 23 de março de 2011

O nosso terrário


Depois de investigarmos a constituição do solo decidimos construir um terrário, que pretende ser um modelo da Terra, para melhor compreendermos como funciona o solo nas suas diferentes camadas.
Usámos como recipiente o fundo de um garrafão de plástico, a primeira camada rochas, depois cascalho, areia, por fim uma boa camada de terra e o solo ficou pronto para transplantar uma das nossas plantas, já bem desenvolvida, semeámos feijões e regámos bem. O próximo passo é colocar uma minhoca para remexer o solo.

Aviões de papel...


Fizemos uma experiência sobre a influência da forma na flutuação dos corpos no ar. Para isso, construímos aviões de papel, usámos um cronómetro para comparar o tempo de voo de de uma folha de papel e de um avião de papel feito com uma folha idêntica. Os nossos aviões voaram muito bem, podemos pensar que entre nós está um futuro engenheiro aeronáutico...

terça-feira, 22 de março de 2011

Diploma de Qualidade - ABAE/FEEP











O solo


Estamos a investigar o solo. Descobrimos que pode ser permeável ou impermeável, que varia em cor , textura, cheiro e dureza e que é formado por rochas, como o granito, basalto, xisto, areia entre outros, minerais e outros elementos. A investigação continua...
Para comemorar o início da primavera construímos uma árvore e algumas flores bem coloridas!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Resultados do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

A nível nacional:
Ouri - Rafael Félix - 10º lugar
Cães & Gatos - Francisco Silva - 5º lugar

Dados fornecidos pela organização do CNJM7.

Festa com os pais


Hoje os nossos pais vieram à escola para comemorarmos juntos o dia do pai e aproveitámos a oportunidade para uns jogos tradicionais. Organizámos quatros jogos: o jogo de futebol foi no nosso "estádio do Corgo", e ao que parece os filhos venceram, a corrida dos sacos, o jogo da malha e o do farelo decorreram nas traseiras da nossa cantina e foram muito disputados.
Como é hábito nas nossas festas houve muita comida, bebida, música e boa disposição!
Foi um dia diferente e muito divertido que não vamos esquecer! Obrigado a todos!