Hoje, logo pela manhã, a estagiária Sara trouxe para a sala experiências sobre a eletricidade para podermos descobrir mais sobre este tema. Para isso, dividimo-nos em cinco grupos de cinco elementos e cada grupo realizou uma experiência.
"O boneco elétrico", depois de ligarmos todos os fios às cargas (negativa e positiva) da pilha, tivémos que passar um fio, que tinha um cículo na ponta, por toda a extensão do fio de cobre, quando o primeiro tocava no fio de cobre, a lâmpada acendia e perdiamos o jogo, passando, depois para o colega do lado.
"Açúcar ou sal? Será que a lâmpada acende?", depois de ligarmos uma das extermidades dos fios às cargas da pilha, colocámos a outra extremidade (de ambos os fios) no copo de água com açúcar, a lâmpada acendeu. Em seguida, fizémos o mesmo colocabdo os fios no copo de água com sal, a lâmpada também acendeu. No final descobrímos que a luz da lâmpada era mais forte quando colocávamos os fios no copo de água com sal.
"Circuito elétrico: bons e maus condutores", depois de ligármos uma das extremidades de cada fio às cargas, positiva e negativa, da pilha, ligámos a outra extremidade a vários objetos, para descobrirmos quais os objetos que ligavam a lâmpada. Assim, ficámos a saber que o pau de madeira, a borracha, a tampa de plástico, o balão de borracha e o fio de lã, são maus condutores de elétricidade, pois a lâmpada não acendeu. No entanto, o prego, a mina do lápis, a moeda e a colher são bons condutores, pois a lâmpada acendeu.
Será que o motor liga? Depois de ligarmos todos os fios às suas respetivas cargas, descobrímos que o motor começa a trabalhar.
Depois explorámos a "Caixa mágica", onde descobrímos, depois de algumas tentaivas, qual o par de fios que conbinados com a pilha, ligavam a lâmpada.
Depois explorámos a "Caixa mágica", onde descobrímos, depois de algumas tentaivas, qual o par de fios que conbinados com a pilha, ligavam a lâmpada.
"Eletricidade estática", depois de esfregármos o balão numa camisola de lã, colocámos o balão perto dos pedacinhos de papel, os papelinhos colavam-se ao balão, acontecia o mesmo com os cabelos longos e lisos. Depois, experimentamos com a caneta e o resultado foi o mesmo.
Depois cada grupo apresentou a sua experiência à turma e comunicou os resultados obtidos.
Assim todos ficámos a saber mais sobre eletricidade.
No fim todos experimentámos as outras experiências.
onde é que eu posso aprender a fazer um boneco eletrico?
ResponderEliminarAna Lopes
Olá! O boneco é muito fácil de fazer! Só é preciso uma tábua de madeira para a base, fios elétricos, fio de cobre, clips ou crocodilos, uma pilha e uma lâmpada. Com o fio de cobre (convém que o fio seja grosso para o boneco ficar resistente) molda-se o boneco e com outro restinho de cobre faz-se a argola que irá contornar o mesmo (nesta argola terá que se enrolar um fio elétrico e isolá-lo com fita isoladora). Esse mesmo fio da argola vai ligar-se à pilha com a ajuda de um crocodilo ou clip. O fio de cobre do boneco liga-se a um dos pólos da lâmpada. O outro pólo da lâmpada liga com um crocodilo ou clip à outra extremidade da pilha através de um fio elétrico.
ResponderEliminarEspero que tenha ajudado! Boa sorte!