sexta-feira, 19 de março de 2010

Visita à capela de S. Lázaro












Hoje, à tarde, fomos visitar a capela de S. Lázaro.
Fomos recebidos pela D. Maria José, zeladora da capela, que nos abriu as portas e nos contou um pouco da história da capela e de S. Lázaro.
A capela estava muito bonita, toda enfeitada com lindos ramos de flores, pois, este Domingo, festeja-se, aqui no Bairro do Ferreiros, a festa de S. Lázaro.
Segundo uma inscrição na pedra de uma escadaria dentro da capela, esta foi erigida em 1520. Durante 300 anos teve como padroeira St.ª Margarida; daí, a ponte romana de pedra que existe perto da capela, ter o nome de Ponte de St.ª Margarida.
Após esse período, e de acordo com o que nos relatou a D. Maria José, os mordomos responsáveis pela capela e pela festa nessa altura, decidiram eleger o S. Lázaro como santo padroeiro. Assim permanece desde então.
O S. Lázaro é conhecido como o santo protector das bexigas, dos animais e da lepra.
Reza a fé que, no dia da festa, as pessoas vão até à capela e passem a fita do manto de S. Lázaro na cara para não apanharem a doença das bexigas.
Outra tradição consiste em raparigas solteiras que procurem marido vestirem a figura do S. Lázaro.
Esta festa tradicional do Bairro dos Ferreiros, além da parte religiosa, conta com muita e animada participação popular.
As "Bexigas" - pequenos doces de formato redondo, parecidos com as cavacas, com sabor a limão - são um dos doces mais procurados e típicos desta ocasião.

2 comentários:

  1. Sou natural de Vila Real e gostava de no dia de S.Lázaro visitar a sua capelinha cujo chão era tapetado com rosmaninho !!!----A Rua dos Ferreiros era uma verdadeira romaria,cheia de tendas com os doces tradicionais-«-Cavacórios»--«Bexigas»--«-doce da Teixeira»...e muitos mais!!! ---SAUDADES !!!---Amélia Caspurro

    ResponderEliminar