sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aprendemos na Quinta

No dia 13 de maio os alunos da escola do 1º ciclo do Corgo fizeram uma visita de estudo à Quinta Pedagógica do Seixo.
Saímos do Lugar da Estação às 9h da manhã no autocarro da empresa Tâmega. Fizemos uma viagem muito agradável e que demorou aproximadamente 1 hora dado que o itinerário foi curto.
À nossa chegada estava a D. Manuela e a Joana que nos conduziram a uma tenda onde lanchámos, recebemos informações e alguns cuidados a ter durante a visita.
         De seguida, com as mãos bem lavadas metemos mãos à obra e confeccionámos o delicioso queijo com o leite que previamente tirámos da cabra “Traquina” e o igualmente saboroso pão peneirado, amassado e modelado por nós.
          Foi com muito entusiasmo que apanhámos folhas secas e paus para aquecer o forno tradicional de lenha onde se cozeu o pão.
          No final do almoço (lanche partilhado) fomos visitar o jardim das plantas aromáticas onde “lavámos” os dentes com folhinhas de salva.
Seguiu-se um belo passeio pelo lago onde visualizámos as carpas, as rãs, as libelinhas, os cometas, nenúfares, …
Fomos surpreendidos pelos diversos animais com que nos cruzámos e com os quais contactámos: coelhos, gansos, pavões, raposa, pintainhos, javali e tantos outros.
Foi com alegria, que realizámos o passeio de “charrete” que nos foi oferecido pela D. Manuela.
Mas, como o relógio não pára, a hora do regresso aproximou-se e nós voltámos muito mais sábios e felizes.