terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ensino experimental das ciências

Questão - Problema: 
- O estado de divisão do comprimido de aspirina influencia o seu tempo de dissolução?





O ensino experimental das ciências continua na nossa escola.
Com a ajuda das nossas professoras estagiárias Cátia e Patrícia verificámos o comportamento de um soluto (comprimido de aspirina) na água (solvente).
Assim partimos rigorosamente o comprimido de aspirina ao meio  e triturámos metade.
Depois refletimos e registámos o que pensámos o que iria acontecer.
O C. P. dizia: "Penso que o comprimido triturado se dissolve mais rápido do que o inteiro." Alguns colegas partilharam a mesma ideia. 
Mas, o F. M. e a C.P diziam: " Não, o comprimido inteiro dissolve-se mais rápido." 
Já o F. S. dizia: " Quando mastigo um rebuçado se o trincar ele desaparece mais rápido na boca."
Depois de observarmos bem o soluto (comprimido de aspirina) e o solvente (água), manifestámos as nossas opiniões.
De seguida, introduzimos exatamente ao mesmo tempo a metade inteira  com o solvente (água) e a metade triturada com a mesma quantidade de solvente (água) em dois copos diferentes.
Muito empenhados e atentos verificámos o que aconteceu:

O comprimido triturado dissolveu-se mais rapidamente.




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