quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Experiências de dissolução em líquidos

Hoje, logo pela manhã, a estagiária Patrícia trouxe para a sala experiências sobre dissolução em líquídos para podermos descobrir mais sobre este tema. Para isso, dividimo-nos em cinco grupos de cinco elementos usando o método dos grupos cooperativos e cada grupo realizou uma experiência diferente.



Para a realização da experiência "limites de solubilidade de um material", enchemos cinco copos com água e no 1º colcámos uma colher de açúcar, no 2º duas colheres de açúcar, no 3º três colheres de açúcar, no 4º quatro colheres de açúcar e no 5º cinco colheres de açúcar. Depois, registámos as nossas conclusões, ou seja, para a mesma quantidade de água, quanto mais açúcar colocarmos mais tempo ele se demora a dissolver.






Para a realização da experiência "comportamento de materiais em contacto com a água" precisámos de vários ingredientes, como massa, arroz, café, farinha, açúcar e sal. Juntamente com estes, a professora Patrícia entregou-nos também copos com a mesma quantidade de água. Em seguinda juntámos os respetivos ingredientes em cada um dos copos e registámos os resultados, ou seja, concluímos que a massa e o arroz não se dissolveram.



Para a realização da experiência "Fatores que influenciam o tempo de dissolução de um material" foram precisos rebuçados e copos de plástico com água. Depois de termos os materiais que diziam respeito à nossa experiência passámos aos procedimentos, ou seja, colocámos dentro de um dos copos um rebuçado inteiro e noutro copo um rebuçado partido em pedaços. A professora deu-nos também um relógio para vermos qual o rebuçado que se dissolvia mais rápido e concluímos que era o rebuçado que se encontrava partido em pedaços.


Outra das experiências que realizámos foi "Conservação da massa na dissolução", ou seja, num dos copos deitamos 100 ml de água, noutro copo com água deitamos duas colheres de açúcar e mexemos até ficar tudo dissolvido e deitámos esta mesma mistura num copo graduado que a professora Patrícia nos entregou juntamente com os restantes materiais. Depois, noutro copo colocámos 100 ml de água e nesse mesmo copo deitámos duas colheres de sal e mexemos até ficar dissolvido e de seguida colocámos a mistura no copo graduado.
A conclusão a que chegámos foi que depois de dissolvidos os ingredientes, a mistura obtida aumentou de volume.


Por fim, outra das experiências que realizámos denominada "fatores que influenciam o tempo de dissolução", cada um dos elementos do grupo teve que colocar na boca um rebuçado, ao mesmo tempo, e registar o tempo que demorámos a dissolvê-lo e para isso a professora Patrícia deu-nos um relógio para que pudessemos verificar esse mesmo tempo e fazer o respetivo registo.
Chegámos à conclusão que, se algum dos nossos colegas triturasse- trincasse o rebuçado ele se dissolvia mais rápido, ao contrário do que acontecia se esperássemos que ele se dissovesse sózinho.
No final, cada grupo comunicou e apresentou as suas experiências à turma para que todos tivessemos a oportunidade de ver as dos restantes grupos.


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