quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Visita de estudo à cidade de Guimarães

Para podermos consolidar tudo aquilo que temos vindo a aprender sobre a história de Portugal, nada melhor que uma visita à cidade berço para podermos ultrapassar algumas das dúvidas que possam ter ficado. Assim, as nossas estagiárias deram-nos este presentinho de Natal antecipado e organizaram-nos esta visita de estudo para que o nosso projeto "Vou descobrir uma localidade com história - Guimarães", ficasse completo!
     Assim, hoje às 9h marcámos encontro na nossa escola e seguimos viagem rumo ao berço da nação! Estávamos todos bastante animados e com muitas expetativas!
     Após termos chegado tivemos a oportunidade de lanchar com vista priviligiada para o castelo de Guimarães!

Depois disto, demos início à nossa visita e fomos ao Paço dos Duques e ao Castelo de Guimarães, onde vivemos uma verdadeira aventura!
     Subimos à torre do Castelo e lá em cima pudemos ver a cidade de Guimarães e, conseguimos ver uma das coisas que tinhamos descoberto no dia anterior, ou seja, a forma do Castelo  (em forma de escudo).

Continuámos a nossa visita e, depois de tantas emoções e tantas descobertas regressámos ao nosso autocarro e fomos almoçar à Serra da Penha, o ponto mais alto da cidade.
     A vista sobre a cidade era linda!

No final do almoço fomos visitar o centro histórico, seguindo um determinado percurso que as estagiárias tinham programado.
     Saímos, então, do Largo de S.Mamede e passámos pelo tribunal para ver a estátuta de Mumadona Dias, que foi quem mandou construir o Castelo; descemos as muralhas e dirigimo-nos para o Largo da Oliveira onde vimos a igreja de nossa Senhora da Oliveira.
     Ao longo da nossa visita, as estagiárias explicaram-nos que na cidade haviam oito portas que se chamam "as portas da vila" e nós tivemos a oportunidade de ver três dessas portas! Continuamos e fomos para o largo onde antes era a "Feira do pão". Aqui, as nossas estagiárias tinham mais um miminho para nós. Trouxeram jesuítas, que é um dos doces típicos de Guimarães, para nos deliciarmos!
     Passámos também pelo Largo do Toural que é mesmo o centro da cidade.
    Cada vez ficávamos mais deslumbrados com a beleza da cidade, aproximava-se a hora de regressarmos a casa e já estávamos tristes pela visita estar a chegar ao fim.

Adorámos a visita de estudo a Guimarães, foi um dia cheio de emoções e muito divertido, ao mesmo tempo que, com isto, aprofundávamos os nossos conhecimentos ao nível da história.
     Agradecemos às nossas professoras por esta prendinha e aconselhámos a todos que façam uma visita pela cidade onde nasceu Portugal!